Qual área de conhecimento é a ideal para a sua profissão?

Coordenadores de Ensino Médio indicam o melhor caminho de acordo com a escolha profissional dos estudantes

Para cursar o novo Ensino Médio, jovens das redes pública e privada de todo o Brasil que quiserem aprofundar suas habilidades e se preparar para entrar na universidade deverão escolher o currículo acadêmico. Cada aluno deverá escolher uma área de conhecimento, de olho no caminho profissional que pretende seguir.

“A área que você escolher, ainda que tenha dúvidas quanto à carreira, deve estar relacionada com as suas habilidades. Cada profissão tem alguns pré-requisitos. A área escolhida vai ser a base da sua faculdade”, explica Paula Santana, coordenadora de Ensino Médio e Vestibular do CEL, no Rio de Janeiro.

Muitas das profissões, no entanto, pedem habilidade em mais de uma área. “Excluindo os bacharelados puros, como Física, Matemática, Letras, as profissões são um misto dos itinerários. Direito, administração, economia, psicologia, por exemplo, combinam mais de uma habilidade”, comenta Fernando da Spiritu Santo, coordenador do Sistema Poliedro.

Listamos algumas das principais carreiras e, seguindo a orientação dos coordenadores de Ensino Médio Paula Santana e Fernando da Spiritu Santo, indicamos quais áreas os estudantes deverão seguir de acordo com a profissão escolhida.

Veja a lista: – Medicina e enfermagem – Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que envolvem física, química e biologia.

– Direito – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Linguagens e Suas Tecnologias.

– Administração – Combina as áreas de exatas e humanas. O ideal é mesclar Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Matemática e suas Tecnologias.

– Engenharia – A maioria das engenharias pede habilidades em Matemática e Física, principalmente. Apenas as engenharias Química e de Materiais pedem a Química como pré-requisito. Portanto, o ideal é seguir Matemática e suas Tecnologias para a maioria das especificações e Ciências da Natureza e suas Tecnologias para as últimas duas.

– Economia – Assim como Administração, é um curso misturado. O ideal é mesclar Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Matemática e suas Tecnologias.

– Comunicação – Pede que o profissional entenda a sociedade como um todo e se expresse bem. Portanto, quem seguir esse caminho precisa seguir Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Linguagens e Suas Tecnologias.

– Pedagogia – Linguagens e Suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

– Arquitetura – Como a Administração e a Economia, fica no meio termo. Combina Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Matemática e suas Tecnologias.